Na noite do dia 17 de setembro de 1991, reunidos na sala de sessões da Câmara de Vereadores da Lapa, 13 (treze) advogados deram o primeiro passo no sentido de concretizar um dos grandes sonhos da classe: a criação da Subseção da OAB Lapa.

Nessa época, havia aproximadamente 30 advogados que detinham a base do seu exercício profissional na cidade da Lapa e todos foram signatários do requerimento de solicitação de criação da Subseção, datado em 21 de novembro de 1991.

O Conselho Seccional da OAB/PR acolheu o requerimento e deliberou pela criação da subseção da OAB Lapa, por unanimidade de votos. Na época, a Seccional do Paraná era presidida pelo Dr. Mansur Theophilo Mansur.

O passo seguinte foi a nomeação, pelo Conselho da OAB Paraná, do presidente provisório e sua diretoria. A posse da primeira diretoria, que tinha como presidente a advogada Maria Lucia Weinhardt, Helba Regina Mendes de Morais como Secretária e  Valério Schmidt como Tesoureiro, ocorreu em 26 de agosto de 1992.

Na época de sua instalação, a OAB Lapa abrangia e ainda abrange, além do município que lhe dá o nome, as cidades de Contenda e Antônio Olinto/PR.

Os trabalhos iniciais da Subseção ocorreram na Avenida Manoel Pedro, nº 2031, no Shopping Colonial, em uma modesta sala alugada. No ano de 2013, em razão das condições locais, houve a necessidade de alugar outro espaço, passando a Subseção a ser sediada à Rua Barão do Rio Branco, 1640, Centro.

Em 10 de maio de 2017, o sonho da sede própria começou a se tornar realidade, pois houve a aquisição do imóvel localizado na Rua Pedro Mendes de Camargo, 33, bairro Dom Pedro II, sobre o qual a sede seria edificada.

A conquista da sede própria foi uma das principais lutas de todas as diretorias da OAB Lapa que, felizmente, acabou sendo exitosa. Em 05 de dezembro de 2018 aconteceu a inauguração da tão sonhada sede própria da Subseção, época em que a Seccional do Paraná era presidida pelo Dr. José Augusto Araújo de Noronha.

A construção da sede foi o grande marco da advocacia lapeana e da região. Tornou-se ponto de encontro dos advogados, que têm agora local onde são oferecidos diversos serviços e ocorrem os grandes eventos e debates, além de espaço de socialização.

A OAB Lapa foi presidida pelos seguintes advogados:
Dra. Maria Lucia Weinhardt – gestões 1993/1994, 1995/1997 e 2001/2003;
Dr. Cláudio Roberto Magalhães Batista – gestão 1998/2000;
Dr. Carlos Pedro Kaled – gestão 2004/2006;
Dr. Marcelo Henrique Magalhães Batista – gestão 2007/2009;
Dr. Kival Della Bianca Paquete Junior – gestão 2010/2012;
Dr. Paulo Sérgio Ferrari – gestão 2013/2015;
Dr. Diego Timbirussu Ribas – gestões 2016/2018 e 2019/06.2020;
Dra. Daniele Balbino Laibida – gestão 06.2020/2021;
Dra. Mariana Weinhardt Gonçalves – gestão 2022/2024.

A grande verdade é que o trabalho da OAB Lapa, como o de nossas coirmãs, é uma obra inacabada, realizada a muitas mãos e com a coragem e o suor de homens e mulheres que acreditam numa sociedade melhor. Então, essa história continua…